SERVIÇOS PRESTADOS

Programa de Atenção Integral às Famílias

Nossos profissionais criam estratégias técnicas de apoio, orientação e acompanhamento às famílias. Esse desenvolvimento do trabalho social com as famílias nos permite identificar suas necessidades e potencialidades para renovação dos vínculos e reintegração social, através da:

– Acolhida;
– Identificação das demandas de cada família;
– Orientação, apoio, aconselhamento, encaminhamentos internos;
– Encaminhamentos externos e monitoramento dos referenciados para rede socioassistencial e demais políticas públicas;
– Grupos de mútua ajuda para ampliar convivência, fortalecimento de vínculos e identificação entre pares;
– Reuniões sistemáticas com as famílias;
– Acompanhamento familiar;
– Mobilização e fortalecimento das redes sociais de apoio.

 

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Nesse serviço fortalecemos vínculos e a constituímos espaços referenciais para possibilitar a convivência, a troca de experiências, o desenvolvimento do sentimento de pertença e a autonomia, o reconhecimento da identidade pessoal e da cidadania.

– Ações em grupos (ou coletivos), ampliando trocas culturais e de vivências, desenvolvendo a inclusão e a identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

 

Inclusão ao Mundo do Trabalho

Com esse serviço buscamos o processo de recuperação. A reinserção social é o processo através do qual o sujeito reestrutura suas características pessoais e de vida não adaptativas, desenvolvendo competências de autonomia e responsabilidade, valorizando-se enquanto membro ativo na sociedade. Para isso, trabalhamos com:

– Continuidade do Tratamento: A continuidade do tratamento (qualquer que seja) é um espaço para a obtenção de suporte ao manejo das situações de risco;

– Mudança do Estilo de Vida: A disponibilidade e a motivação da pessoa para a mudança do seu estilo de vida que envolve sobretudo reformulação de hábitos e valores adquiridos no período de uso de substâncias psicoativas. O ingresso em grupo de mútua ajuda e/ou grupo de apoio no local de trabalho são de grande valia e podem funcionar como fatores de proteção.